Instituto Superior Miguel Torga entrega, no sábado, os primeiros prémios institucionais e homenageia personalidades que apoiaram a instituição, entre as quais o deputado penacovense Maurício Marques.

O Instituto Superior Miguel Torga (ISMT), em Coimbra, vai distinguir o jurista e professor universitário Eduardo Paz Ferreira com o prémio inaugural Justiça e Liberdade, numa cerimónia marcada para sábado, com início às 10h00, integrada nas comemorações do aniversário da instituição.
Em nota enviada à agência Lusa, o ISMT refere que a atribuição do prémio, na sua edição inaugural, “representa a homenagem da instituição ao jurista, docente e ator cívico de referência na vida nacional”. O presidente do Instituto, Manuel Castelo Branco, sublinha que “o percurso académico, profissional e de intervenção pública de Eduardo Paz Ferreira espelha uma reflexão constante sobre o papel do Direito, do Estado e das finanças públicas na promoção da cidadania e da coesão social”.
Prémio passa a ter o nome de Eduardo Paz Ferreira
Segundo Manuel Castelo Branco, com este prémio o ISMT afirma “de forma simbólica e substantiva” dois valores fundadores da sua identidade: a justiça social e a liberdade. O responsável considera ainda que a distinção “estabelece uma ponte entre o fundador do Instituto, Bissaya Barreto, profundamente comprometido com a justiça social, e o pensamento do patrono da instituição, Miguel Torga, cuja obra e percurso são uma expressão maior da liberdade intelectual, cívica e artística”.
Após esta edição inaugural, o galardão passará a designar-se Prémio Justiça e Liberdade Eduardo Paz Ferreira, sendo atribuído anualmente no Dia do ISMT.
Primeiro Prémio de Investigação Científica
A cerimónia inclui igualmente a entrega, pela primeira vez, do Prémio de Investigação Científica do ISMT, que visa distinguir, todos os anos, um docente ou investigador dos quadros da instituição pelo trabalho desenvolvido na produção de conhecimento científico.
De acordo com o ISMT, o trabalho de investigação a premiar pode resultar de teses de mestrado ou de doutoramento, bem como de projetos de investigação desenvolvidos no âmbito da instituição e dos seus parceiros nacionais ou internacionais.
Penacovense Maurício Marques entre os homenageados

Durante a sessão, o ISMT irá prestar reconhecimento a várias personalidades pelo apoio demonstrado à instituição no período que se seguiu à intenção da A3ES — Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior — de não acreditar o ISMT a partir de 2024.
Entre os homenageados encontra-se o deputado da Assembleia da República Maurício Marques (PSD), natural do concelho de Penacova, a par dos deputados Pedro Delgado Alves (PS) e Paulo Seco (Chega). O Instituto reconhece o contributo destes responsáveis políticos no apoio institucional prestado ao ISMT num dos momentos mais exigentes da sua história recente.
Pela mesma razão, será igualmente distinguido o presidente da Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado, António de Almeida-Dias.
Manuel Castelo Branco sublinha que esta homenagem constitui “um gesto de gratidão desta escola de Coimbra para com personalidades que foram fundamentais, nos últimos dois anos, para manter vivo, a funcionar, a ensinar e a produzir conhecimento, o Instituto Superior Miguel Torga”.
Reconhecimento institucional e entrega de diplomas
A cerimónia contempla ainda uma sessão de reconhecimento ao ex-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho e ex-presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, Emílio Torrão, bem como ao antigo presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva.
Integram igualmente o programa a entrega dos certificados de finalista aos alunos que concluíram os cursos de licenciatura, os diplomas aos estudantes que terminaram os mestrados em 2025 e os diplomas de mérito aos melhores alunos do ano letivo anterior. A sessão deverá terminar pelas 13h00.
Está prevista a intervenção do presidente do ISMT, Manuel Castelo Branco, do presidente da Associação de Estudantes do ISMT, Rui Morais, da presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Ana Abrunhosa, e da presidente da Câmara Municipal de Cantanhede e da CIM da Região de Coimbra, Helena Teodósio.




