Maria Helena Marques
É quase finda a época natalícia com tudo o que ela trouxe de bom, e, em contradição, tanto de mau de que nos apercebemos do que vai pelo Mundo!
Triste realidade !
Mas há promessas de Esperança, Alegria e fraternidade !
Olhemos para o que vai acontecendo aqui,mesmo,no Concelho onde vivemos.
O cuidado que tem havido em “Unir as pontas”, convidando uns e outros a confraternizar, partilhar, saberes, cultura (Coros, Folclore, Concertos no Mosteiro, Filarmónicas locais, Teatro, Organização de Feirinhas onde se expõem e vendem produtos agrícolas, artesanato, especialidades gastronómicas) tudo isto facilita o diálogo, o encontro, a união e reunião e um são convívio que, de facto “une as pontas”.
Também no campo da vivência cristã, temos as nossas Paróquias organizadas em “Unidades Pastorais” que convivem em espírito de comunhão, preparando refletindo, fazendo acontecer os momentos de festa mais marcantes em perfeita harmonia e na partilha de responsabilidades.
Ainda, agora, neste último domingo de Dezembro, dia 31, dia da Sagrada Família, ocorreu na Unidade Pastoral de Santa Maria que engloba as paróquias de Penacova Lorvão, Figueira de Lorvão, Sazes do Lorvão e Carvalho, um desses momentos altos na festa dos casais jubilados nos seus 25, 50 e 60 anos de Matrimónio com a adesão,por convite a casais no 1º ano de casamento.
Este evento, este ano, ocorreu na Paróquia de Carvalho que acolheu a todos que ali selaram e renovaram seus votos em perfeita unidade como se de uma só família se tratasse.
Linda esta vivência !
Belo foi o canto que animou a Eucaristia e os atos nela incluídos.
Desta vez e talvez em futuras celebrações foi o Coro de Famílias da Paróquia de Figueira de Lorvão quem enriqueceu toda a cerimónia.
Estive presente. Comovi-me porque senti que os elementos do Coro foram e são de coração Mensageiros da Alegria, Grupo jovem que nasceu quase há seis décadas e prontos a festejar as Bodas de ouro do batismo do grupo com esse nome que nos identifica.
Fui ao meu passado jovem em que vi e fiz nascer o grupo, com outros mais que fomos passando o testemunho de Animadores não deixando que o grupo se extinguisse. Por lá já passaram cerca de três centenas de jovens
Com encontros semanais onde reinava o convívio ,canto música, reflexão, entreajuda e atuações diversas de animação, quer na Eucaristia quer em casamentos e outros eventos.
Quantos casais daí vieram a nascer ou criaram alicerces para formar famílias que se entregam à ação como cidadãos conscientes e cristãos que assumem a sua missão no Mundo.
E aí está vivo e atuante, o Grupo “Mensageiros da Alegria”!
Comoveu-me senti-los bem vivos e recordar que lá estive no nascer do grupo que tenho vindo a acompanhar no mesmo espírito fraterno. Fei e sou “Mensageira da Alegria!
Vale, valeu a pena apostar na Juventude e ajudar assim, a perceber que há caminhos para andar que levam a bom porto… Todos estes são CAMINHOS de PAZ!
São exemplo e testemunho de que a Paz é possível.
Constrói-se!
Maria Helena Marques


