Saudade Lopes

Ontem tive o privilégio de apreciar bons sabores do outono, de produtos confecionados e/ou produzidos por diversas pessoas da terra, que expuseram os seus produtos e colocam as suas vidas em prol duma Penacova mais bela e mais culta. Das bolachas de rostos menos jovens, ao bom sarrabulho confecionado e servido por um casal de jovens, no evento do Município.
 
Dos sabores passei para as sensações visuais e auditivas, destaco um “punhado” de mulheres arrojadas da freguesia de Sazes, que arregaçaram as mangas e colocaram os seus talentos e serviços a bem da sua comunidade, na restauração dos altares da Igreja.
 
Nas últimas décadas os referidos altares tinham sido sujeitos a pinturas plásticas, por cima das pinturas de origem, e,  para repor o original foi necessária minuciosidade para quem os trabalhou, os colaboradores da empresa de restauros “Arte e Talha” que trouxeram aos altares a sua originalidade de arte sacra renascidas das cinzas, enriquecendo a freguesia e o concelho com este belíssimo Património. Também a mencionar, que foi restaurada a  imagem de Santa Apolónia que se encontrava despedaçada num dos cantos das arrumações.
 
Na junção destes esforços e  para poderem fazer  face aos custos, o grupo valeu-se de várias iniciativas de angariação de fundos, tendo como base  os compartes desta freguesia que contribuíram  com  uma grande parte da verba. Também  a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário contribuiu  segundo  as suas possibilidades,  tendo o povo colocado a sua  generosidade na participação de valores. Pela vontade das organizadoras e, segundo uma das responsáveis Lúcia Antunes, as obras exteriores são para continuar e o espólio é para restaurar para depois poder ser exposto, assim sendo, agradecem a continuação de todas as vontades para atingirem tais objetivos.
 
De volta às sensações de ontem, a beleza do Domingo foi registada com momentos solenes de inauguração, com a presença das entidades religiosas e civis na celebração eucarística,  presidida pelo Vigário Geral Padre Manuel Ferrão, seguindo com um almoço convívio e, para terminar, uma Igreja cheia de gente a saborear as atuações do Orfeão Polifónico de Mortágua e do Divo Canto, ambos dirigidos pelo jovem Maestro penacovense Pedro Rodrigues.
 
Um agradecimento muito especial para toda esta gente que faz a diferença nas comunidades em que habita, inclusivamente à minha irmã Lina Ferreira, representante do lugar de Midões que sempre  tão bem ornamenta este espaço Sagrado.
 
Veja mais fotos da cerimónia AQUI
Publicidade
Artigo anteriorProteção Civil alerta população do Norte e Centro para previsões de chuva que podem causar cheias
Próximo artigoA partir de hoje já somos 8 mil milhões

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui