Éramos todos (quase) putos
Com cabelos tipo dama
Com olhar cheio de manha
Traquinas
Como a idade aconselhava
Jogávamos à bola ao fim-de-semana
Com alegria
Com dose de indisciplina salutar
Pensando nelas marotas que nos queriam namorar
E ficavam em pose louca
Enquanto íamos jogar
Tomávamos banho de água fria
Que enrijava a musculatura
Tínhamos chuteiras com a língua de fora
E Dirigentes que não davam sermão
Por conhecerem a nossa condição
De rebeldia amadora
!… Só que encantávamos os nossos conterrâneos …!
Que nos apoiavam com tom crítico:
(Vai cortar o cabelo, pá
Isto não é a discoteca, cabrão
Maricas de merda)
Dificultávamos a vida aos nossos adversários
Comíamos o relvado que não havia
Deslizando na lama que nos cobria
Gostávamos de aprender com os mais lendários
E sobretudo adorávamos o emblema
A camisola
A união
O que nos fazia gigantes
Amantes do bem fazer
Só pelo prazer
Lutámos
Persistimos
E corremos os campos da nossa Divisão
De carrinha lenta
E pneus carecas
Sem outras intenções
Do que virmos a ser os Campeões
… o que nos torna, agora, Glórias
… entre os clubes beirões!
 

 

Luís Pais Amante

Este poema surge na sequência de uma iniciativa que está em marcha e que tem como objectivo principal a comemoração do Cinquentenário dos Campeões. Esta iniciativa, em boa hora concebida pelo Dr. Carlos Coimbra, visa os jogadores de futebol que, na época 1972/1973, ganharam o Campeonato Distrital pelo União Futebol Clube. No domingo, dia 5 de junho, os seus promotores irão juntar-se com a Direção do Clube, para delinearem o decurso do tema, durante a época que se avizinha.

Na foto,
Em cima, da esquerda para a direita:
Carlos Coimbra, Luís Silveira, Soares, Pedro, Arménio, Rodrigo, Crisóstomo e Alípio
Em baixo, da esquerda para a direita
António Coimbra, Manuel Padre, Arsénio, Narcindo, Luís Amante, Vítor, Mário e Francisco Azougado

Artigo anteriorPresidente da República espera maior generosidade dos portugueses com o banco alimentar que “promete e faz”
Próximo artigoBancos Alimentares recolheram 670 toneladas de produtos no primeiro dia de campanha

5 COMENTÁRIOS

  1. Caros Leitores do PenacovaActual

    Espero ter conseguido transmitir a emoção com que revi os jogos, os companheiros, os espectadores, etc, etc.
    E, também, o que se sente que a nossa Penacova (Concelho) e o nosso Povo têm de bom: não esquecer os seus!
    Claro está que me sinto muito feliz pela proeza que um grupo de jovens conseguiu em 1972/1973; e que sinto que os 50 anos passaram com tempo para ainda poder dar mais à nossa terra.
    Obrigado pela vossa amizade e fidelidade.

  2. Que saudades, adorei ver esses jovens, lutando pelo campeonato.
    Poema muito lindo, dedicados aos jovens.
    Meus parabéns, Dr. Luís
    Abraços

  3. Há momentos das nossas vidas em que todos aspiramos a ser campeões. Porém, nem sempre o conseguimos. Mas eles, ainda bem jovens, “amantes do bem fazer, só pelo prazer”, “lutaram e persistiram”… E foram campeões! Que exemplo, que lição! Terão mantido essa postura, vida fora, e agora, já mais velhotes e pesadotes, nem por isso deixam de ser campeões: campeões da vida. Parabéns.

  4. Um poema que deu vida à foto de 50 anos atrás, onde o poeta Luís trouxe para o presente de forma divertida as lembranças do time de futebol que participou como jogador, em sua Penacova querida. Uma verdadeira homenagem aos seus companheiros que acreditavam uns aos outros e em si mesmos e trouxeram glória para sua cidade. Parabéns Luís e todo o time que fez história.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui